A história do fenilpropionato de nandrolona começou há mais de cinquenta anos. Em 1960, a principal empresa farmacêutica fabricante Organon experimentou com nandrolona. Eventualmente, a empresa criou um análogo do Decanoate com resultados mais rápidos. Ele foi criado para ser usado na área médica. A droga tem sido usada ativamente para a eliminação da distrofia muscular, para a recuperação e prevenção do câncer de mama e em casos de retardo de crescimento associado à falha hormonal em adolescentes.
Apesar do efeito semelhante ao Deca, o preço do medicamento é significativamente menor. Isso se deve à sua meia-vida mais rápida, embora na maioria dos casos isso seja uma vantagem da droga. Devido ao fato de que a cadeia de éster do fenilpropionato é dois níveis mais curta que a do decanoato, portanto, o tempo de impacto no corpo é encurtado em grande medida. A frequência de efeitos colaterais no NPP é significativamente menor do que no Deca . Devido ao curto período de ação, os efeitos colaterais ocorridos podem ser rapidamente eliminados simplesmente interrompendo a ingestão. A única desvantagem insignificante do fenilpropionato de nandrolona é a necessidade de injeções frequentes.
Além disso, devido à longa remoção de metabólitos do sangue, o esteróide torna-se indesejável entre os atletas cujo esporte exige a realização de um teste de doping. Isso ocorre porque o período de detecção de fenilpropionato é de 16 a 24 meses.
Atletas que tiveram que lidar com NPP mais de uma vez observam que o esteróide praticamente não retém água nos tecidos. A este respeito, pode-se combiná-lo com ” esteróides androgênicos ” em contraste com Deca, que não permite que você faça isso.