Deca é o nome do esteróide injetável Nandrolona, com uma composição ativa anabólica de Decanoato. A primeira publicação sobre a Deca surgiu em 1960, desenvolvida e distribuída pela farmacêutica Organon. Em 1962, o produto já era comercializado no mercado farmacêutico sob a marca Deca-Durabolin. Logo após o início da produção, a nandrolona, devido às suas qualidades favoráveis, tornou-se o segundo esteróide anabolizante mais popular e mais utilizado de todos os tempos, perdendo apenas para a metandrostenolona ( Danabol ).
A nandrolona é perfeitamente usada na medicina, é prescrita para construir massa muscular após períodos de atrofia, tratar osteoporose, câncer, câncer de mama, perda de peso causada pela doença. A droga restaura perfeitamente o corpo após ferimentos graves e operações, queimaduras, úlceras, anemia e faz um grande progresso no desenvolvimento do crescimento de crianças com dificuldades de desenvolvimento. Como a maioria dos esteróides anabolizantes no início dos anos 90, o Deca tornou-se desnecessário na medicina devido aos novos desenvolvimentos de medicamentos de tratamento menos prejudiciais. Algumas empresas farmacêuticas retomaram a produção após um curto período de interrupção e, após 2-3 anos, o decanoato de nandrolona tornou-se popular em campos esportivos.
Em geral, o efeito deste esteróide é um aumento gradual da massa muscular durante todo o curso e algum tempo após o curso. Com Deca, o crescimento muscular ocorre de forma lenta, mas constante, com pouca retenção de água. Ao contrário de muitos esteróides, um atleta que completou um curso Deca não perderá seus quilos por muito tempo.
A julgar pelos comentários, o medicamento é capaz de aliviar a dor e o estresse das articulações. Os atletas observam que fica mais fácil trabalhar com pesos grandes na segunda semana. Graças à retenção de água, as articulações são bem lubrificadas, reduzindo o risco de lesões graves.